Talvez você tenha começado a treinar há pouco tempo. Talvez você até já tenha muitas horas de treino. Ou talvez você não tenha a menor ideia do porque você está naquele lugar. Independente da razão ou da “justificativa” que você tiver, você deve começar a competir. Aqui está a razão:

1) Você se sentirá nostalgico.

Quando você era criança, você competia a todo momento. Seja apostando corrida até o carro contra o seu irmão, vendo quem prendia a respiração por mais tempo debaixo d’água ou simplesmente quem ficava mais tempo sem piscar. Você sabia que competir era divertido. Bom, adivinhe… depois de todos esses anos, competir ainda é divertido. 

Há um certo tipo de emoção que você só sente em competições físicas, quando você da tudo de si na arena. Você provavelmente vai estar um pouco nervoso antes de competir, mas isso é normal e, na maioria das vezes, estar nervoso é uma coisa boa. Isso significa que você se importa e você quer fazer aquilo bem. Portanto, não deixe um pouco de nervosismo ou medo do fracasso impedi-lo de experimentar a emoção da competição. 

2) Você vai descobrir como seu corpo trabalha sobre pressão.

Lembra aquele movimento que você não consegue executar de jeito nenhum? Aquela subida na corda que você acha que não tem força? Quando o relógio estiver correndo e você tiver que fazer aquele movimento que nunca saiu nos treinos, você fará uma repetição. Ou vinte. 

Seu corpo é capaz de fazer muito mais do que você imagina. Nas semanas de preparação para uma competição, ou durante a própria competição, você vai ficar maravilhado com o que vai conseguir executar.

3) Você criará uma conexão especial com os outros atletas.

Todo mundo dividindo aquele espaço fará os mesmos exercícios que você. Você pode sair de uma bateria e conversar com os outros e todos compartilharão suas estratégias, dicas e sugestões. Todo mundo terá as mesmas lamentações e frustrações sobre todo o sacrifício, e só quem está ali consegue entender. 

Você desenvolverá relações estreitas com todos aqueles dentro do seu Box na medida que você se prepara para uma competição. Uma coisa é certa: essas relações ultrapassarão a barreira dos treinos.

4) Você vai descobrir que é divertido.

Sim, de verdade, é divertido mesmo. As pessoas gritarão seu nome, as pessoas gritarão coisas que você nem vai entender. As pessoas gritarão, essa é a verdade. O apoio e a energia são únicos. Um sentimento que une todos ali presente.

Todos estão nervosos, sofrendo e se questionando, mas no final todos estão ali dispostos a apenas para se superar e isso já foi feito no momento em que você decidiu competir.

 

Você nunca vai saber se o que estou escrevendo é verdade, a menos que você esteja disposto a colocar seu nome no leaderboard e ver o resultado. Esteja aberto para explorar o melhor que você tem a oferecer agora, neste momento. Você vai se surpreender. Não há melhor tempo do que o agora para descobrir isso.